Melhor Maneira de Usar e Guardar seu Perfume para ele Durar Mais

Quer saber qual a melhor maneira de você usar e guardar seu perfume para ele durar mais tempo? 

Nesse post temos várias dicas importantes.


Como aplicar seu perfume da maneira mais correta e que faz você sentir o cheiro por mais tempo: 

Quando você escolhe um perfume para usar naquele dia, quer que ele dure bastante, que as pessoas notem que você está perfumado/a, não é mesmo?  Mas como nem todo mundo tem o mesmo gosto, o mesmo cheiro que você adora pode ser bastante desagradável para quem está perto de você, então o ideal é usar de maneira que você fique perfumado/a pelo maior tempo possível, mas sem impregnar todo o ambiente à sua volta.

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas bem legais para você aprender a usar o seu perfume da melhor maneira possível.  E acrescentamos uma orientação sobre a melhor forma de você guardar o seu perfume para ele não se alterar com o tempo, é só você ler aqui nesse post:

 

 Onde e Como: Tem algum jeito especial de aplicar o Perfume para conseguir que o cheiro dele dure por mais tempo?

SanttaVaidade Dicas de uso perfume


Sim!! Tomando alguns pequenos cuidados na hora de usar o seu perfume favorito você pode fazer com que ele dure por mais tempo, e também consegue evitar alguns contratempos como manchas na roupa e na pele, por exemplo:

- Os melhores lugares para você aplicar o perfume são a Nuca, Atrás das Orelhas e nos Pulsos. Essas são regiões onde a circulação sanguínea é mais intensa, o que causa um ligeiro aumento de temperatura na nossa pele. E esse calor extra provocado pela circulação sanguínea vai ajudar a espalhar o cheiro do perfume. Além disso, como são áreas com menor transpiração, a fragrância vai sofrer menos interferência (o suor interfere com o cheiro do seu perfume – esse é um dos motivos pelos quais você sente o perfume de forma diferente em cada pessoa).

Há outros pontos de grande circulação que, teoricamente, também são bons para receber o perfume, como as dobras dos cotovelos, atrás dos joelhos e até mesmo o umbigo.  Mas vamos combinar que no dia-a-dia, perfumar essas regiões é meio que um desperdício né?? De qualquer forma, fica a dica de regiões bacanas para você aplicar o perfume em ocasiões mais especiais 😉

- Após aplicar,  NÃO esfregue os pulsos um no outro (ou em qualquer outra região) para “espalhar” o perfume.  Esse é um erro muito comum (quem nunca?), mas quando você fricciona a região onde acabou de aplicar o perfume, isso pode fazer com que ele evapore mais rápido e também pode mudar ligeiramente o cheiro, já que quando você esfrega a pele, vai acabar intensificando a mistura entre o perfume e os cheiros que já estiverem na sua pele.

- Aplique uma quantidade pequena do perfume e deixe secar naturalmente, é melhor você borrifar 1x em cada local do que borrifar várias vezes no pulso e esfregar ele nos outros lugares.

- Não aplique o perfume nas roupas! Esse é outro erro muito comum, que causa dois problemas: o primeiro é o risco de manchar as roupas, especialmente se ela for de uma cor clara. O outro problema é que o odor do tecido vai se misturar com o do perfume, e isso pode mudar radicalmente o resultado final.

- Não aplique perfumes antes de se expor ao sol. Sim, é isso mesmo: passar perfume (qualquer tipo) e sair no sol pode causar manchas e até queimaduras leves na sua pele. Tenha sempre em mente que o perfume é uma composição com diversos ingredientes e algum deles pode reagir quando exposto ao sol e provocar uma mancha na sua pele. A gente não aprende desde criança que o sumo do limão mancha a pele se vc sair no sol? É a mesma coisa.

- Nuvem de Perfume: você já deve ter ouvido falar dessa técnica: você pulveriza o perfume no ar e anda em meio à nuvem que se forma. Muita gente inclusive recomenda - essa como sendo a melhor forma de aplicar o perfume. Mas nós aqui não achamos que essa é realmente a melhor forma, pois você vai acabar usando uma quantia muito maior do perfume (desperdício!) e ele vai acabar ficando disperso demais na sua pele, dificilmente vai ter um bom resultado. O melhor mesmo é você borrifar uma quantia pequena naqueles pontos estratégicos que já mencionamos.

  

➡  Quando Aplicar: Qual o melhor momento para utilizar o seu perfume favorito?

Você já pensou que o momento que você aplica o perfume pode interferir no tempo de fixação dele na sua pele e até mesmo no cheiro? O que acontece é que quanto mais limpa e hidratada estiver a pele, tanto melhor será a fixação da fragrância, sem muitas interferências capazes de alterar o cheiro. Já se você aplicar seu perfume com a pele estando ressecada ou não tão limpa, a durabilidade fica prejudicada (a pele mais seca não “segura” muito bem o cheiro) e o odor corporal pode afetar o cheiro.

Sendo assim, a melhor hora para você aplicar seu perfume preferido é logo após o banho, com a pele limpa e hidratada. Mas atenção a alguns detalhes que vão fazer toda a diferença:

- Não aplique o perfume imediatamente ao sair do banho, pois nesse momento seu corpo vai estar com a temperatura um pouco maior que o normal e isso pode fazer com que o cheiro evapore mais rápido e dure menos. Aguarde alguns instantes, até que a temperatura do seu corpo volte ao normal.

- Nesse intervalo de tempo você pode aproveitar e hidratar a sua pele! Mas lembre-se de usar um hidratante que tenha o mesmo cheiro que o seu perfume (ou que seja bem parecido), para eles não “brigarem” entre si e o aroma do hidratante não alterar o do perfume. 

Outro detalhe muito importante: espere mais alguns instantes para se vestir, assim você evita que o perfume manche sua roupa.

 

  Quanto Aplicar: Será que se passar uma quantidade maior do perfume ele dura mais tempo?

Você já ouviu dizer que Menos é Mais? Essa expressão se aplica perfeitamente aqui. Exagerar na quantidade de perfume não vai aumentar a durabilidade dele na sua pele, no máximo vai fazer com que você seja lembrado/a pelo exagero e, em muitos casos, pode tornar sua presença inconveniente. Uma ou duas borrifadas do perfume nas áreas adequadas é mais do que suficiente para deixar você perfumado/a sem exageros.

É bom lembrar também que dependendo da classificação do perfume ele vai ter mais ou menos quantidade de essência, e isso muda o tempo de fixação dele na pele (clique aqui para ler o post onde explicamos a classificação dos perfumes ). Se você estiver usando um perfume do tipo Deo Colônia, pode dar uma borrifada extra, mas se estiver usando um Eau de Parfum ou um Eau de Toilette, o ideal é não passar mesmo das 2 borrifadas.

Outra coisa que vale a pena você reparar quando pensa na duração do perfume, é a Família Olfativa dele.  Se for um perfume com predomínio de notas cítricas, ele naturalmente vai evaporar mais rápido e aí você pode borrifar 1x a mais.  Já se estiver usando um perfume muito doce ou mais marcante, a regra é ter moderação.

 

  Como melhorar a fixação: Tem alguma forma de fazer com que o cheiro permaneça por mais tempo na pele?

A fixação do perfume na sua pele depende de vários fatores, sendo que os mais importantes são as características da sua própria pele (e quanto a isso não tem nada que a gente possa fazer!)  e a classificação ou o tipo do perfume (já falamos sobre isso neste outro post). Mas tem alguns cuidados que você pode tomar ao aplicar seu perfume que vão fazer você aproveitar pelo maior tempo possível o cheirinho do seu perfume:

- Mantenha sua pele sempre bem hidratada, todos os dias. A pele mais hidratada tende a “segurar” por mais tempo a fragrância, então o ideal é você usar um bom hidratante diariamente. Você pode usar um hidratante pouco antes de usar o seu perfume, mas nesse caso tome o cuidado de escolher um que seja sem cheiro ou então com a mesma fragrância do próprio perfume, para os cheiros não “brigarem” entre si.

(Dica: na SanttaVaidade nós deixamos alguns combos com perfumes e hidratantes prontinhos pra você, veja aqui ou clicando nas imagens abaixo)


SanttaVaidade Kit Hidratante e Body Splash Baunilha Ciclo        SanttaVaidade Kit Hidratante e Perfume La Luna Ciclo          SanttaVaidade Kit Hidratante e Perfume Light Ciclo



 SanttaVaidade Kit Perfume Masculino Charm e Pos-Barba Dr Jones           SanttaVaidade Kit Perfume Masculino Lenience e Pos Barba Dr Jones         

- Aplique o perfume sempre naqueles lugares estratégicos que já mencionamos no começo desse post: nuca, atrás das orelhas, pulsos.

- Um pouquinho só de perfume nos seus cabelos também pode ajudar. Mas nesse caso você precisa tomar alguns cuidados: só faça isso se seus cabelos estiverem recém-lavados (isso evita que as sujeirinhas e poluição do dia-a-dia mudem o cheiro do seu perfume), e aplique só uma borrifada, à uma distância de uns 15 a 20cm da sua cabeça (lembre-se que o álcool do perfume pode ressecar seus cabelos, então mantenha essa distância e dê só 1 borrifada mesmo!)

 

  Como Armazenar: Qual a melhor forma de guardar meu perfume para que ele dure mais tempo sem se alterar?

O perfume é uma formulação química que contém, principalmente, álcool e fragrância, e os cuidados para armazenamento dele são baseados exatamente no conhecimento desses dois ingredientes.

- Fragrância: uma fragrância é, de forma bem simples, uma mistura de dezenas ou centenas de ingredientes diferentes combinados para criar o aroma final. E muitos desses ingredientes são sensíveis ao calor e à luz, podendo sofrer variações que vão desde uma mudança de cor até a alteração do cheiro do perfume. Essa última alteração é a que acaba sendo mais problemática, pois o perfume pode se alterar muito mesmo, ao ponto de ficar irreconhecível e, muitas vezes, adquirir um cheiro desagradável.  

O melhor jeito de evitar que isso aconteça – e portanto preservar seu perfume com o cheiro que você tanto gosta pelo máximo de tempo possível – é cuidar de guardá-lo longe da luz e do calor.  Guardar seu perfume no Banheiro? Nem pensar!! O ideal é você ter um cantinho para ele em um armário fechado, e de preferência manter ele guardado dentro da caixinha original. Fazendo isso ele vai estar bem protegido e você vai perceber que o cheiro vai se manter com o mínimo de alteração durante bastante tempo. 

- Álcool: se você estiver usando um perfume que não está em um frasco com vedação e lacre, um dos cuidados é manter o frasco em pé, bem fechado e longe de fontes de calor. Em geral, isso é mais importante nos perfumes do tipo “Body Splash”, que são normalmente acondicionados em frascos de material plástico e tampa de rosca, que tem uma vedação inferior à dos perfumes com sprays do tipo “recravado”. O maior problema dessas tampas de rosquear é que nem sempre elas ficam bem fechadas e, por causa disso, o seu body splash pode evaporar ou vazar se a embalagem ficar tombada por exemplo.



 

Aí você pode perguntar: E se eu quero andar com o perfume comigo, para reaplicar durante o dia? 

Nesse caso o melhor é utilizar um porta-perfume: você coloca uma quantidade pequena do perfume nessa embalagem que é super prática e própria para andar com a gente pra todo lado, e mantém o frasco do seu perfume bem guardadinho e protegido.  Mas nada de deixar o porta-perfume no carro ou do lado de uma janela heim!! Ou você deixa ele na sua bolsa (bem fechado e protegidinho para não quebrar pro acidente), ou pode guardar dentro de uma gavetinha do seu trabalho.

 

Agora que você já sabe como usar seu perfume da melhor maneira possível, aproveita e renova seu estoque!

Clique nas imagens abaixo para ver outros produtos que temos em nossa loja ;)